sábado, 26 de setembro de 2009

Modificando a Cultura Organizacional

Procurando no Google informações sobre "Mudança Organizacional" achei um trabalho acadêmico da Faculdade Estácio de Sá, de Ourinhos - SP do departamento de Administração que tinha o título "O Marketing Interno e a Mudança Organizacional". O trabalho é referente ao Congresso Virtual Brasileiro de Administração. No trabalho, a aluna apresenta diversos autores que dão o conceito de Cultura Organizacional e fala das ferramentas que necessita para haver uma mudança na cultura das empresas.

A aluna Márcia Valéria Paixão, coloca a comunicação como papel principal para que haja essa mudança organizacional (a mudança da cultura, no caso). Ela fala que a comunicação organizacional é de extrema importância para esse processo, pois ela é voltada fundamentalmente para os públicos ou segmentos as quais a organizacão se relaciona e depende. Como uma das soluções, a aluna aponta o "Marketing Interno" que pelo conceito apresentado pela aluna, tem um pouco da Comunicação Interna. O objetivo apresentado para essa comunicação é manter os colaboradores informados sobre as filosofias, políticas e objetivos das empresa, integrá-los por meio de programas amplos e abrangentes, assisiti-los convenientemente em suas necessidades e aspirações e desenvolver esforços para que as pessoas sintam-se orgulhosas, comprometidas por pertencer e colaborar com a organização através de dinâmicas relações de parceria. Com esses esforços, o papel dessa comunicação se faz importante para modificar a cultura de uma organização. Como foi falado no primeiro texto postado neste blog "Mudança Organizacional", a cultura das empresas tem que acompanhar as mudanças externas, do mercado, e assim consequentemente as internas como processos, convívios, se não se deparam tarde demais com a situaçã0 não desejada.

Essa comunicação (Marketing Interno) apresentada no trabalho acadêmico consegue guiar os colaboradores, por meio da informação, para o alcance do objetivos organizacionais que neste caso seria a mudança da cultura organizacional e ajuda a implantá-la a longo prazo, mas não é o suficiente.

A Comunicação interna em si, seria mais abrangente, tentando coincidir os interesses da empresa (que neste caso seria a mudança da cultura organizaional) com os reais interesses dos colaboradores, buscando um equilíbrio de interesses para que ambos os lados ficassem satisfeitos com os resultados. Por isso, o papel desta comunicação referida no trabalho acadêmico é importante, mas não o suficiente, visto que o papel do profissional de Relações Públicas na Comunicação Interna abrange mais a comunicação.

A Comunicação Interna, reconhecida pelo empresário como algo fundamental e não somente informativo, ainda mais em época de mudança é fundamental para a sobrevivência da organização. Abaixo, segue um entrevista com Margarida Kunsh, prof. titular Relações Públicas da USP, em que evidencia o papel de equilíbrio entre os públicos do profissional de RP dentro das organizações.


Para acessar o trabalho acadêmico "Marketing Interno e a Mudança Organizacional" em pdf, clique aqui: www.convibra.com.br/pdf/176.pdf

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