sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Os Desafios Organizacionais e o Empreendedorismo

Nos dias de hoje, as empresas, para sobreviver aos tempos agressivos do mercado atual, precisam aumentar a confiabilidade de seus públicos estratégicos, construindo uma reputação forte, se sustentar na criatividade, inovação, e no empreendedorismo no encontro de oportunidades, além de construir um plano para minimizar seus riscos, que podem ocorrer de escândalos, crises, e outros. Não é fácil, tudo está em constante mudança, e uma das premissas para que as organizações alcancem um lugar de destaque no mercado é inserir no seu dia-a-dia a motivação pela busca e pelo reconhecimento de boas idéias e oportunidades. Isso só pode ocorrer com a prática do espírito empreendedor, que deve estar inserido na cultura organizacional, que guia os funcionários em suas ações e atitudes.
Mais complexo que isso é como fazer com que os funcionários estejam motivados e engajados a procurar novos meios de realizar as atividades, e novos olhares para os processos organizacionais, ou seja, como incentivar as mudanças. Alguns pontos fundamentais estão calcados na motivação pelo trabalho, ou seja, na transparência da comunicação com o público interno, nos incentivos de bônus e premiações e, principalmente, na troca e produção de conhecimento, como as palestras, treinamentos, e espaços para colocar as novas idéias em prática.
Porém, é necessário que exista um planejamento para alcançar os objetivos e inserir as práticas empreendedoras de modo gradual e controlado, criando um ambiente em que os trabalhadores não se sintam pressionados e acabem trazendo resistência às mudanças; e a regulamentação, para a definição dos canais pelo qual os colaboradores levariam suas idéias, a viabilização dos projetos e os incentivos finais.
Na realidade, é no momento de crise econômica vivida pelas organizações do mundo inteiro que elas começam a buscar desesperadamente por saídas que garantam sua recuperação, mas essa pressão exercida pelo mercado acaba trazendo novas oportunidades, e a certeza de que é melhor estar mais bem preparado para as tendências e as possibilidades futuras. É o que diz José Carlos Assis Dornelas, em seu livro Empreendedorismo Corporativo: “Grandes organizações, mesmo ou principalmente as bem-sucedidas, estão priorizando o empreendedorismo corporativo porque encontram nele a chave ou o caminho atual para atingirem o sucesso no futuro”.
O empreendedorismo, juntamente com outras práticas usadas atualmente pelas organizações - como a responsabilidade sócio-ambiental e a sustentabilidade - devem estar gravadas na essência da organização, nos seus valores, só assim essas práticas serão duradouras e trarão resultados sólidos.
Para os mais curiosos sobre esse tema acesse o site www.josedornelas.com.br e encontre mais assuntos relacionados ao empreendedorismo, aos negócios e às organizações.

Fontes: DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo Corporativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. P.128. FOMBRUN, Charles. The two faces of reputation risk: anticipating downside issues while exploiting upside gains. Revista Organicom. São Paulo: Gestcorp/ECA-USP, # 7.