segunda-feira, 25 de maio de 2009

Os Desafios da Mudança Organizacional

No atual cenário, em que as mudanças organizacionais são uma constante, exige-se cada vez mais preparo por parte das organizações para adivinhá-las e absorvê-las. No entanto, há uma resistência à mudança organizacional e temos que lidar com ela se protegendo das ameaças do ambiente de diversas formas.
Há uma estratégia por meio do Relações Públicas do que diz respeito ao posicionamento da empresa perante tal cenário. Ele tem que posicionar a empresa positivamente no mercado, prevenir contra todas as ameaças e se colocar na frente de batalha pela mudança organizacional se voltando para satisfação interna e externa da organização.

Na semana passada, o cenário brasileiro foi marcado pela fusão das empresas Sadia e Perdigão, que juntas fundaram a Brasil Foods.
Neste contexto, muitos desafios envolvem o processo da crítica fusão. Tirado do blog RPublicando, os aspectos são:

· Eliminar as diferenças culturais existentes
· Fundir culturas
· Gerir metas e objetivos
· Gerir expectativas
· Gerir competências
· Prover alinhamento estratégico e obter sinergia
· Criar cultura favorável
· Gerir mudanças e gestão de melhores práticas
· Gerir conhecimento
· Obter sinergia e engajamento
· Alinhar os programas de RH com as pretensões e alvos da corporação
· Integrar as pessoas e reter os melhores profissionais
· Prover e integrar ferramentas de trabalho
· Promover a nova cultura e o que se deseja dela etc.
No âmbito da Comunicação Organizacional e do Marketing, pode-se dizer que os desafios impostos a esses departamentos são:
· Enfatizar os valores, visão e missão da nova empresa
· Criar uma estratégia de comunicação interna que seja capaz de facilitar o alcance dos alvos do processo de fusão
· Consolidar a imagem da nova empresa (marca, produtos, serviços) externamente
· Criar canais eficazes de comunicação com os stakeholders da empresa etc.

Agora questionamos:
Será que com a fusão das duas empresas e a extrema mudança organizacional que as mesmas geraram tudo continuará caminhando paralelamente? Será que os valores, visão, missão e os funcionários continuarão os mesmos?

Os executivos das empresas garantiram que não haverá demissões nas fábricas das companhias. “A união das empresas certamente ensejará uma expansão da produção e de conquista de novos mercados. E para isso tem que aumentar a produção, então não há previsão de demissões de chão de fábrica”, disse Luiz Fernando Furlan, presidente do Conselho de Administração da Sadia.

O trabalho da comunicação interna das empresas será intensivo para driblar a maioria dos aspectos supracitados será um grande desafio a ser encarado de frente pelas empresas. Medo da mudança organizacional essas empresas não tiveram uma vez que a companhia formada pela fusão das duas, Brasil Foods, nasceu com a receita de R$22 bilhões de reais e 116 mil funcionários.As empresas devem encarar as mudanças organizacionais como processos indispensáveis para melhoria contínua da organização e esta será consumada com o gerenciamento da comunicação interna.

“No entanto, o trabalho de comunicação e sensibilização do público interno quanto ao seu papel dentro da organização e, principalmente dos líderes quanto a sua responsabilidade de favorecer e facilitar relacionamentos, deve ser uma prática constante de aprendizado, e, sobretudo, ser convertido em benefícios aos empregados e empregadores, além de contribuir para melhoria nos serviços que a empresa oferece à sociedade.” – Portal-rp.com.br